Tomar - Portugal
967699281

Póvoa de Santa Iria

povoa

Cidade da Póvoa de Santa Iria

História e pequena descrição desta linda cidade

Póvoa de Santa Iria é uma cidade e antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Franca de Xira, com 9,16 km² de área e 40 404 habitantes. A sua densidade populacional era 4 410,9 hab/km². Foi desmembrada da vizinha freguesia de Santa Iria de Azóia, no concelho de Loures, em 13 de Abril de 1916 , tendo permanecido integrada nesse concelho até 8 de Novembro de 1926, altura em que transitou para o município de Vila Franca, por decreto do governo da ditadura militar . Foi unida à freguesia de Forte da Casa, formando a União das Freguesias de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa com sede em Póvoa de Santa Iria.

Um surto de desenvolvimento industrial associado a um forte crescimento populacional contribuíram para a sua elevação a vila em 24 de Setembro de 1985, à qual se seguiu, volvidos poucos anos, a atribuição do estatuto de cidade, em 24 de Junho de 1999. Tem por oragos Santa Iria e Nossa Senhora de Fátima. As grandes festas da cidade ocorrem no primeiro fim-de-semana de Setembro e são em honra de Nossa Senhora da Piedade.
Arquivos da História:
1461 – O Rei D. Afonso V, faz doação a D. Gonçalo Vaz de Castelo Branco, das marinhas de sal da Póvoa até à Verdelha.1476 – D. Gonçalo distingue-se na batalha de Toro, em que comandava 180 homens a cavalo, todos por ele armados e equipados. Em recompensa foi nomeado donatário de Vila Nova de Portimão.1521 – D. Martinho Vaz de Castelo Branco, 1 ° Conde de Vila Nova de Portimão, comanda a frota nupcial que conduziu Dª. Beatriz, Princesa de Portugal, a Sabóia.1578 – Morrem em Alcácer Quibir, D. Martinho de Castelo Branco Valente, 9° Senhor da Póvoa e o seu irmão, D. Diogo de Castelo Branco, combatendo valorosamente junto do Rei D. Sebastião.1647 – Detidos na Póvoa de Santa Iria, Domingos Leite Pereira e Roque da Cunha, que a soldo do rei de Espanha, pretendiam assassinar o rei D. João IV.1807 – D. Pedro de Lencastre, 16° Senhor do Morgado da Póvoa, foi nomeado Presidente e membro da Regência do Reino, durante a ausência do Rei D. João VI.1859 – Primeira fábrica de adubos químicos instalada na Póvoa.1912 – Alberto Sanches de Castro, realiza no Mouchão da Póvoa, o primeiro voo em aeroplano com motor, realizado em Portugal.1916 – Criada a freguesia de Póvoa de Santa Iria.1934 – A “Solvay” funda na Póvoa de Santa Iria a “Soda Póvoa”, criando mais de 1.200 postos de trabalho.1956 – Dedicação da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.1976 – Primeiras eleições autárquicas livres e democráticas. Eleitos: Vítor Hugo Bernardino; Amândio Gonçalves Amaro; Joaquim António Baião; Manuel Fiúza Costa; Casimiro Rei; António da Silva Godinho; António Diamantino Nabais; Alfredo Lopes Duarte e Guilherme Pereira Gomes.1985 – A povoação é elevada à categoria de Vila.1986 – Início das festas anuais comemorativas de elevação a Vila, sendo presidente da Junta de Freguesia, Rui Rafael Mateus Araújo.1998 – Aprovação e publicação oficial do Brasão da Póvoa de Santa Iria.1999 – Elevação da Vila a Cidade.2013 – Após a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, a Póvoa de Santa Iria passa a partilhar a Junta de Freguesia com a vila vizinha do Forte da Casa.